Nosso Canto – a nova escola do Sir Pedroca e o sentimento de pertencimento

Desde o ano passado, quando soube que mudaríamos para Foz do Iguaçu eu já comecei a pesquisar escolas para o Pedro. Pelo google mesmo achei a escola Nosso Canto. Em seguida, no grupo Troca-troca entre mamães especiais do Facebook perguntei se tinha alguma mãe de Foz e encontrei a Bruna que me indicou o Nosso Canto. Logo nas primeiras semanas na nova cidade, o Tiago foi numa loja de materiais elétricos e encontrou um folder de divulgação do Nosso Canto. E logo na primeira consulta com a fono do Hospital Municipal também foi nos indicada essa escola. Sendo assim, não tinha outra opção, esse realmente era pra ser o “Nosso Canto”!

Já digo “nosso” porque fui tão bem acolhida que já me sinto pertencente a aquele lugar! É tão legal ver um tema das minhas aulas de Educomunicação para o curso de Jornalismo realmente sendo vivenciado por nós em nosso cotidiano. O tema do sentimento de pertencimento, cada vez mais presente nos estudos culturais na contemporaneidade, pode ser visto como uma busca de identidade e é muito engraçado enxergar isso na nossa vida.

De acordo com o sociólogo Mauro Wilton de Sousa, o tema do sentimento de pertencimento se traduz de forma visível, em sentidos e motivações diversos dos de suas raízes, sustentando a busca de participação em grupos e comunidades que possibilitem enraizamento e gerem identidade e referência social, ainda que em territórios tão diferentes como os da política, da religião, do entretenimento e da cultura do corpo.

E é exatamente esse sentimento de identidade que logo de cara, tanto eu, quanto o Tiago sentimos perante a escola e aos colaboradores. E a identificação foi recíproca. E todos esses sentimentos que tem nos acompanhado só nos deixa mais convictos de que era aqui, em Foz do Iguaçu, que deveríamos estar. Mesmo tendo de começar tudo de novo, mesmo estando ainda mais longe da família, mesmo estando aqui há pouco mais de dois meses, as raízes já são profundas.

Belonging_21-660x220

Em tempo

Família unida na escola: Pedroca vai fazer os atendimentos de fonoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, além de uma aula pedagógica multidisciplinar. Eu já comecei a trabalhar como voluntária para atualização do site e do facebook da escola e o Tiago já está à disposição para apoio pedagógico, já está com umas ideias de projeto com a História, vamos ver como vai evoluir. E com certeza, logo a vó Rita tb estará lá dentro do Nosso Canto.

Obrigada Nosso Canto, por nos acolher tão bem!

 

Um comentário em “Nosso Canto – a nova escola do Sir Pedroca e o sentimento de pertencimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *